Há muito tempo atrás um humilde pescador estava navegando a procura de um lugar para pescar. No lugar de peixes, ele descobriu a entrada de uma gruta acidentalmente. Curioso resolveu entrar, e espantou-se com o que viu. Uma gruta de dimensões gigantescas, separadas por várias salas, algumas submersas, e cada uma com uma peculiaridade. Algumas tinham grandes estalactites, em outros lugares havia estalagmites. Nas paredes deformadas pelas águas formavam-se formas estranhas, que com certeza deve ter perturbado a cabeça do pobre pescador. Tão grandiosa é esta gruta que o homem saiu dali pensando ter encontrado a residência do Deus Netuno e daí nasceu o nome: Gruta de Netuno.
Como chegar
A gruta esta localizada na base do promontório do Cabo Caccia, é uma grande formação rochosa. Barcos partem a todo momento do porto de Alghero (Custa em média 12 euros) e te deixam diretamente na entrada da gruta. Mas eu não recomendo usar este caminho fácil. Para realmente aproveitar o passeio você precisa chegar pelo alto do Cabo Caccia, seja de carro(tem estacionamento gratuito) ou através do ônibus "Nettuno". Quando chegar, você terá uma bela visão do mar batendo nas rochas e notará que elas foram escavadas de modo a comportar uma grande escadaria até a sua base. Para ser mais preciso são 654 degraus para chegar até lá. Para descer é bastante fácil, mas poupe um pouco de energia para a subida! Portanto prepare sua câmera enquanto você desce, pois você terá vistas de tirar o fôlego.
Repare na escadaria que corta a montanha levando até a Gruta |
Detalhe do caminho, você está literalmente cortando a montanha. |
Não esqueça de levar água ou algo para comer. Na volta você vai precisar de energia para subir. |
Vindo pelo mar ou pelas escadas, você chegará na entrada da gruta, onde existe um pequeno balcão que vende os ingressos. As visitas são guiadas e partem a cada 30 minutos. O guia da explicações em Inglês, Italiano, Espanhol. Durante o percurso passamos por pequenos lagos, florestas de estalactites e vemos formas que não parecem deste mundo. Uma das mais famosas é o órgão de tubos. Em outras salas o teto é tão baixo que temos que andar abaixados.
Para quem um dia visitar a Sardenha e estiver hospedado em Alghero, não deixe de fazer este passeio. É um lugar imperdível, e uma vez que você for, entenderá porque o pescador achou que ali realmente morava o Deus Netuno.
Leia mais sobre a Sardenha:
Se você gosta de grutas misteriosas leia sobre o Abismo Anhumas (Bonito, Brasil)
Postado por Vinícius Buccazio em 12.09.2012
Oii Vinícius
ResponderExcluirQuanto é o ingresso para visitar a gruta?
Obrigada
Oi Nayara,
ExcluirO preço hoje é de 12 euros para a visita.
Abraços,
Vinicius
As fotos que estão aqui foi você quem tirou?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirSim, eu tirei as fotos que estão neste post. Em geral todas as fotos deste blog são de nossa autoria. Quando utilizamos imagens que não são nossas, sempre colocamos a origem.
Grato,
Vinicius
vinicius
ResponderExcluirvou chegar em Santa Teresa de Gallura às 13h. indo direto par a GRuta, de carro, devo chegar às 15 horas, no dia 08 de junho. Consigo pegar a Gruta aberta?
Se você for na alta temporada (abril a meados de setembro), a gruta fecha somente às 19 horas. Daí ao final de outubro, 18 horas. Você encontrará a gruta já fechando se for nos demais meses.
ExcluirFonte: https://www.algheroturismo.eu/en/grotta-di-nettuno/