Mansões em Winter Park, sempre com uma garagem de barco para aproveitar os lagos da região |
Winter Park na região de Orlando, é uma cidade aprazível e bonita, sendo um passeio ideal para quem quer dar um descanso na diversão feérica abundante na região. Trata-se de uma cidade com 28.000 habitantes, um pouco mais distante dos parques temáticos que o outro núcleo que conhecemos, Celebration, pois está localizada após os arranha-céus do centro de Orlando.
Alcançá-la por transporte público é menos problemático que Celebration, pois Winter Park é servida por uma linha de trem, a Sunrail, que a liga ao centro de Orlando. Aliás, o trem chegou pouco depois de passarmos pela praça principal. Ao parar por alguns minutos na estação pequena, seu últimos vagões bloquearam a rua de acesso pela qual nosso carro havia passado; uma fila de automóveis se formou à espera da saída do trem, uma cena que me evocou as cidadezinhas do interior há muitas décadas. 😊
Winter Park foi fundada no final do século retrasado por magnatas oriundos da Nova Inglaterra que escolheram a região para fugir do inverno rigoroso do norte dos Estados Unidos, daí o nome. A cidade é muito pitoresca, e suas alamedas tranquilas e arborizadas são um convite para caminhadas, Sua praça principal, na realidade um parque muito bonito, se chama Central Park, tal qual a área verde de Nova Iorque. A rua do comércio, que ladeia o parque com várias restaurantes, também tem um nome que remete à Big Apple - Park Avenue.
Sendo reduto de milionários há mais de cem anos, nada mais natural que amplas mansões proliferem em Winter Park. Como a cidade foi construída ao redor de vários lagos, uma maneira ótima para apreciar as mansões às suas margens é fazer um passeio de barco, o Scenic Boat Tour, atração tradicional oferecida já há 80 anos que atravessa três dos sete lagos que envolvem Winter Park.
East Morse Boulevard, a rua que liga o Central Park ao ancoradouro de barcos |
Sendo reduto de milionários há mais de cem anos, nada mais natural que amplas mansões proliferem em Winter Park. Como a cidade foi construída ao redor de vários lagos, uma maneira ótima para apreciar as mansões às suas margens é fazer um passeio de barco, o Scenic Boat Tour, atração tradicional oferecida já há 80 anos que atravessa três dos sete lagos que envolvem Winter Park.
Os barcos no píer aguardando o embarque dos passageiros |
Para chegar ao embarcadouro a partir da estação ferroviária ou do Central Park é bem fácil. Basta seguir quatro quarteirões da East Morse Boulevard - o atracadouro está situada exatamente no final da rua, sem saída. O passeio sai diariamente a cada hora cheia entre 10 da manhã e 4 da tarde, sendo feito em barcos abertos com capacidade para 18 passageiros. Custa 14 dólares para adultos e 7 dólares para crianças até onze anos, Como o barco é totalmente aberto, é boa ideia trazer chapéu e filtro solar e nos meses mais frios, um casaco para se abrigar do vento no meio do lago.
Entrada do canal no lago Osceola |
Chegamos às 9:15 da manhã e compramos os tíquetes para a saída das 10. O atendente anotou nosso nome e fomos chamados pouco antes da partida, com meu sobrinho de 4 anos tendo que vestir o traje salva-vida obrigatório. O barco percorre inicialmente o lago Osceola, que banha o centro de Winter Park, e logo envereda por um dos canais estreitos que interligam os lagos, chegando aos lagos Virginia e Maitland. Esta alternância entre lagos e canais dá um interesse maior ao passeio. Quando o barco singra os lagos em velocidade maior, obtemos uma visão mais aberta da cidade às margens. Já a paisagem nos canais é completamente diferente, com uma vegetação densa de carvalhos e ciprestes cobrindo a via de navegação (por sinal, os canais originais foram construídos com tronco dos próprios ciprestes, resistentes à água, para possibilitar o transporte de madeira no final do século XIX). Podemos apreciar as belíssimas mansões bem de perto, quase todas com garagens de barco que dão para os canais ou lagos, algumas bem antigas. Ao longo do trajeto, vimos várias pessoas praticando esportes náuticos. Apesar da propalada presença de jacarés no site da empresa do passeio, não tivemos a oportunidade de divisar nenhum, para decepção dos meus sobrinhos.
Passando pelo canal entre os lagos |
Os guias que conduzem os passeios com duração aproximada de uma hora são normalmente aposentados residentes na área. Ao longo do cruzeiro, vão narrando curiosidades sobre a região e sobre os donos das casas que vão passando, sempre em inglês. A maioria das referências eram desconhecidas para nós, com a nobre exceção de Tom Hanks, que alugou uma mansão junto ao lago durante a filmagem da minissérie televisiva From the Earth to the Moon em 1998, tornando o imóvel famoso por toda a eternidade.
A "Casa de Tom Hanks" |
Mais um panorama das mansões em Winter Park |
Outras atrações em Winter Park:
O passeio agradou a todos os membros da família. Pena que deixamos para conhecer Winter Park no último dia da viagem, e só pudemos permanecer na cidade durante a manhã, já que nosso voo de retorno ao Rio partia à tarde. Winter Park ainda oferece pelo menos outras duas atrações interessantes que não tivemos a oportunidade de conhecer. A primeira é o Farmers' Market, localizado num antigo pátio ferroviário, na West New England Avenue 200, colada ao final do Central Park. A feira ao ar livre acontece na manhã de cada sábado, de 7 da manhã a uma da tarde, vendendo produtos das fazendas da área.Remadores no lago |
A segunda é o Rollins College, a faculdade mais antiga da Flórida, fundada em 1895 pelos milionários vindos da Nova Inglaterra. O campus gramado possui belos prédios em estilo mediterrâneo, que podem ser apreciados ao longe do barco, pois a faculdade está situada às margens do Lago Virginia. Um dos mais prestigiados estabelecimentos de ensino superior do sul do país, o Rollins College possui um museu, o Cornell Fine Arts Museum, com um acervo eclético de objetos de arte desde a antiguidade até o século atual. A entrada para o museu é gratuita, estando aberto diariamente de 10 às 4 e fins de semana de meio-dia às 5, com fechamento às segundas.
Cornell Museum no Rollins College - fonte: wikimedia commons Ebyabe - CC BY SA 3.0 |
- Se interessa pelas mansões históricas na Nova Inglaterra? Acesse o post sobre Newport, a cidade de Rhode Island onde se localizam várias das mais famosas mansões dos Estados Unidos.
A partir do próximo post, uma ilha maravilhosa situada do outro lado do mundo: a Tasmânia.
Postado por Marcelo Schor em 15.11.2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário será publicado após aprovação